Gestão Estratégica de Empresas – a importância do planejamento estratégico e da controladoria

Gestão Estratégica de Empresas – a importância do planejamento estratégico e da controladoria

R$50,00

ESPECIFICAÇÕES

  • Editora: FOCO EDITORIAL
  • ISBN: 978-85-99182-08-6
  • Edição: 1
  • Ano: 2009
  • Páginas: 168
  • Dimensões (A x L x P): 23,00cm x 16,00cm

270 em estoque

  • Descrição
  • Informação adicional
  • Avaliações (0)

Descrição do produto

SINOPSE

As mudanças no universo empresarial têm se tornado, dia após dia, uma constante a ser enfrentada pelo gestor da entidade. Trata-se de uma dialética sem fim. Especialmente pela velocidade das informações, tudo passa a ser decisivo na formulação das estratégias cooperativas do negócio.

O planejamento estratégico como ferramenta de gestão precisa ser constantemente avaliado e ajustado à exigência do mercado e de seus componentes. Trata-se de um verdadeiro malabarismo de gestão, que exige cada vez mais das empresas.

Nesta obra, o desafio é oferecer uma linha de reflexão e análise ao gestor, no sentido de despertá-lo para a incessante busca pelo novo. Abordando os principais temas ligados a gestão estratégica de empresas, são comentados, entre outros, os seguintes assuntos: visão sistêmica de empresa, modelo e processo de gestão, análise das demonstrações financeiras, fluxo de caixa, gestão estratégica de empresas e pessoas, sistema de informações, planejamento estratégico e financeiro, gestão da qualidade, controladoria e responsabilidade social.

Em momento algum tem-se a pretensão de apresentar ‘verdades’ pré-definidas, ao contrário, o objetivo é demonstrar que a gestão é um processo em constante construção, especialmente devido a enorme velocidade das mudanças no mundo empresarial.

No transcorrer dos temas evidencia-se que o sucesso empresarial encontra-se ligado à capacidade e habilidade do gestor em administrar e sustentar a mudança e conflito presente nas organizações. Não basta ocultar ou reprimir a realidade presente nas empresas, é necessário transformar todas as circunstâncias em vantagens competitivas. Este é o desafio.

SUMÁRIO

Prefácio

Introdução

Prefácio

Introdução

  1. A EMPRESA COMO UM SISTEMA
  2. MODELO DE GESTÃO E PROCESSO DE GESTÃO
    1. 1.  Modelo de gestão
    2. 2.  Processo de gestão
  3. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
    1. Balanço patrimonial
    2. Indicadores financeiros
      1. Índices de liquidez
        1. Liquidez corrente
        2. Liquidez seca
        3. Liquidez geral
      2. Indicadores de atividade operacional
        1. Prazo médio de rotação dos estoques
        2. Prazo médio de recebimento de vendas
        3. Prazo médio de pagamento a fornecedores
      3. Posicionamento relativo de atividade
    3. FLUXO DE CAIXA
    4. GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
    5. SISTEMA DE INFORMAÇÕES
    6. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
      1. 1.  Visão
      2. 2.  Missão
      3. 3.  Políticas, crenças e valores
      4. 4.  Código de ética
    7. PLANEJAMENTO FINANCEIRO
    8. GESTÃO DA QUALIDADE
      1. 1.  Programa “5S”
      2. 2.  A série ISO 9000
    9. CONTROLADORIA
      1. Como unidade administrativa
      2. Como ramo do conhecimento
      3. Modelo conceitual de controladoria
        1. Visão da controladoria
        2. Missão da controladoria
        3. Objetivos da controladoria
        4. Filosofia de atuação
        5. Modelo organizacional
        6. Atividades da controladoria
        7. Funções da controladoria
      4. A EMPRESA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL
      5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Notas

Bibliografia

Notas

Bibliografia

Informação adicional

Peso 0.500 kg
Dimensões 25 x 18 x 4 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.


Seja o primeiro a avaliar “Gestão Estratégica de Empresas – a importância do planejamento estratégico e da controladoria”